Huey P. Newton – Definição Funcional da Política

Política é guerra sem derramamento de sangue. Guerra é política com derramamento de sangue. A política tem as suas características particulares que a diferenciam da guerra. Quando os meios pacíficos de política estão esgotados e o povo não conseguiu o que queria, a política continua. Normalmente, ela termina em conflito físico, que é chamado guerra, e que também é político.

Como não temos poder político, o povo negro não é livre. A reconstrução negra falhou porque o povo negro não tinha poder político e militar. As massas do povo negro na época eram bastante claras quanto à definição de poder político. Era evidente nas músicas do povo negro naquela época. Nas músicas se dizia que no Dia do Jubileu, teríamos quarente acres e duas mulas. Isso foi prometido ao povo negro pelo gabinete Freedman. Isso era a liberdade no que dizia respeito às massas negras.

Os Dez Talentosos, na época, viam a liberdade como operacional na arena política. Pessoas negras foram ativas na arena política durante a reconstrução. Elas eram mais estudadas do que a maior parte dos brancos no sul. Elas haviam sido educadas na França, no Canadá e na Inglaterra, em que foram qualificadas para servir na arena política. Mas ainda assim, a reconstrução negra fracassou.

Quando se atua na arena política, se assume que se tem ou representa o poder; ele é simbólico de uma força poderosa. Existem mais ou menos três áreas de poder na arena política: poder econômico, poder da terra (poder feudal) e poder militar. Como o povo negro não recebeu 40 acres e 2 mulas, seria absurdo ter um representante na arena política.

Quando as pessoas brancas mandam um representante para a arena política, eles tem uma força de poder ou base de poder que representam. Quando as pessoas brancas, através de seus representantes, não conseguem o que querem, sempre existe uma consequência política. Isso fica evidente no fato de que quando os fazendeiros não conseguem um preço adequado por seu cultivo, a economia irá receber uma consequência política. Eles deixarão a sua plantação apodrecer no campo; eles não irão cooperar com outros setores da economia. Para ser político, você deve produzir uma consequência política quando não ganhar o que quer – caso contrário, você é não-político.

Quando as pessoas negras mandam um representante, isso é, de certa maneira, absurdo, porque ele não representa nenhum poder político. Ele não representa o poder da terra, porque não temos nenhuma terra. Ele não representa o poder econômico ou industrial, porque o povo negro não possui os meios de produção. A única maneira pela qual ele pode se tornar político é representar o que normalmente se chama um poder militar – que o PARTIDO PANTERA NEGRA PARA A AUTODEFESA chama de Poder de Autodefesa. O povo negro pode desenvolver o Poder de Autodefesa se armando de casa a cada, de quarteirão a quarteirão, de comunidade a comunidade, por toda nação. Então, vamos escolher um representante político e ele irá colocar para a estrutura de poder os desejos das massas negras. Se os desejos não forem correspondidos, a estrutura de poder receberá uma consequência política. Vamos fazer com que se torne economicamente não-lucrativo para a estrutura de poder continuar com suas práticas opressoras. Então, vamos negociar como iguais. Haverá um equilíbrio entre as pessoas que são economicamente poderosas e as pessoas que são potencialmente destrutivas economicamente.

Os racistas brancos oprimem o povo negro não apenas por razões racistas, mas porque é economicamente lucrativo fazer isso. O povo negro deve desenvolver um poder que irá tornar não-lucrativo para os racistas continuar nos oprimindo. Se os racistas imperialistas brancos na américa continuarem a fazer guerra contra todas as pessoas de cor pelo mundo e também sustentarem uma guerra civil contra os negros aqui na América, irá se tornar economicamente impossível para eles sobreviver. Devemos desenvolver uma estratégia que irá tornar as suas campanhas de guerra não-lucrativas. Esses Estados Unidos racistas operam em função do lucro. Eles levantam as armas e aumentam as guerras por motivos de lucro. Iremos fazer com que abaixem as armas porque elas não irão mais servir ao seu lucro.

Todo homem nasce, portanto ele tem um direito de viver, um direito de participar da riqueza. Se lhe for negado o direito de trabalhar, então lhe é negado o direito de viver. Se ele não puder trabalhar, ele merece um alto padrão de vida, independentemente do seu grau de educação ou das suas habilidades. Deve caber aos administradores do sistema econômico construir um programa para fornecer emprego ou meios de vida para o povo. Negar isso a um homem é negara a vida para ele. Os controladores do sistema econômico são obrigados a dar a cada homem meios de vida. Se eles não podem fazer isso, ou se eles não querem fazer isso, eles não merecem a posição de administradores. Os meios de produção devem ser tomados deles e colocados nas mãos do povo, para que o povo possa organizá-los de modo a dar a todos um meio de vida. O povo irá escolher administradores capazes, motivados por um interesse sincero no bem estar do povo e não pelos interesses da propriedade privada. O povo irá escolher os administradores para controlar os meios de produção e a terra, que são por direito do povo. Até que o povo controle a terra e os meios de produção, não haverá paz. O povo negro deve controlar o destino de sua comunidade.

Como o povo negro deseja determinar seu próprio destino, eles são constantemente atacados com brutalidade pelo exército de ocupação, encarnado pela polícia. Existe uma grande semelhança entre o exército de ocupação no sudestes asiático e a ocupação de nossas comunidades pela polícia racista. Os exércitos estão ali não para proteger o povo do Vietnã do Sul, mas para brutaliza-los e oprimi-los pelos interesses egoístas do poder imperial.

A polícia deve ser o povo da comunidade de uniformes. Não deve haver divisão ou conflito de interesses entre o povo e a polícia. Uma vez que existe essa divisão, então a polícia se torna o inimigo do povo. A polícia deve servir aos interesses do povo, e ser uma e a mesma coisa que eles. Quando esse princípio se rompe, então a polícia se torna um exército de ocupação. Quando historicamente uma raça oprimiu a outra e os policiais são recrutados da raça opressora para patrulhar as comunidades do povo oprimido, existe uma contradição intolerável.

O CÃES POLICIAIS RACISTAS DEVEM SE RETIRAR IMEDIATAMENTE DE NOSSAS COMUNIDADES, PARAR COM O ASSASSINATO INJUSTIFICÁVEL E A BRUTALIDADE E A TORTURA DO POVO NEGRO, OU ENCARAR A FÚRIA DO POVO EM ARMAS.

 

The Black Panther, 17 de janeiro de 1969

Tradução para o português brasileiro diretamente de edição na língua original (inglês), feita de forma voluntária pelo Coletivo Autonomista!. Texto retirado de The Black Panthers Speak. Haymarket Books, 2014.
Você pode contribuir enviando e-mails indicando erros de tradução ou sugestões de melhoria para autonomistablog@gmail.com
Este e outros textos de tradução do Coletivo Autonomista! estão disponíveis em: https://autonomistablog.wordpress.com/

Todo conhecimento deve ser livre. Por isso, não há restrições à cópia e distribuição desse material. Compartilhe!

 

Deixe um comentário