Bobby Seale explica a política dos Panteras: uma entrevista

Você está na cadeia desde agosto. Você pode nos dar alguns detalhes sobre seu tratamento na cadeia desde então?

 

Bem eu estive em algumas cadeias desde que fui preso em 19 de agosto – Condado S.F. e Condado Cook (Chicago) e algumas outras cadeias país afora. Na cadeia do condado de S. F. fui jogado no buraco por ter um jornal do Partido dos Panteras Negras que um dos guardas aqui na verdade me deixou ter, depois que meu advogado, Charles Garry, requisitou que eu o tivesse baseado no fato de que eu precisava fazer algumas notas e esboços de alguns dos discursos que fiz, cujo conteúdo deveria aparecer no tribunal.

Pode descrever esse buraco?

 

O buraco em si é uma caixa de um metro e meio de altura e dois de comprimento. Você não tem cama, lugar para dormir, vaso sanitário. Só há um buraco no chão onde alguém pode defecar, urinar e ele frequentemente inunda. Isto foi declarado inconstitucional pela suprema corte do estado em 1966. A decisão afirmava que um homem deveria ter ao menos um cobertor de algum tipo, refeições completas e um vaso sanitário. Recentemente houve uma investigação do grande júri sobre as condições carcerárias do condado, mas toda vez que um membro do grande júri se aproxima eles tiram o preso do buraco até que tenha ido embora; e depois eles o colocam lá de novo.

 

Que tipo de leitura é permitida a você aqui?

A única coisa permitida é o jornal diário e isso, claro, é muito limitado em termos de qualquer história ou literatura negras lidando com a mudança revolucionária que está acontecendo na América. Mesmo que eu quisesse ler sobre a história do povo de Chicago, sobre os povos asiáticos ou africanos, eles não permitem esses materiais na cadeia. Aqui eles chamam isso de contrabando.

Por que você foi acusado na Conspiração dos 8 de Chicago, já que sua conexão com os outros sete era tênue e você só permaneceu umas doze horas em Chicago durante o período do levante?

Bem, eu era um dos líderes na contribuição dos Panteras para a luta revolucionária, junto com Huey Newton e Eldridge Cleaver. Huey estava na cadeia e Cleaver estava no exílio político, e eu penso que eles viram a necessidade de se mover contra mim. No momento em que fui acusado estava numa visita aos países escandinavos, então eles talvez esperassem que não fosse voltar. Contudo, suas razões para se moverem contra mim são as mesmas razões pelas quais estão se movendo contra o irmão [David] Hilliard e outros líderes Panteras. Eles não têm nenhuma prova contra mim. Tudo que fiz foi fazer um discurso [em Chicago] sobre o direito à auto-defesa contra os ataques brutais, injustos. Sempre fizemos discursos como este, mas eles o inverteram e disseram que estava defendendo um levante. O Partido dos Panteras Negras mostra que nós não acreditamos em levantes espontâneos porque vimos tantos de nosso povo mortos devido à falta de organização adequada. Outra razão para que me incluíssem na conspiração é a de que a estrutura de poder está começando a perceber que 30 milhões de pessoas negras estão começando a ouvir o Partido dos Panteras. Se fossemos racistas negros eles facilmente conseguiriam nos isolar, mas este não é o caso.

O Partido dos Panteras Negras foi criticado por sua retórica. Qual é a sua reação a isso?

Quando usamos o termo “porco”, por exemplo, estamos nos referindo a pessoas que sistematicamente violam os direitos constitucionais do povo – sejam eles capitalistas monopolistas ou policiais. O termo está agora sendo adotado por radicais, hippies e minorias. Até mesmo os trabalhadores, quando os porcos apoiaram fura-greves como fizeram na Union Oil em Richmond, quando 100 policiais locais vieram e racharam a cabeça dos grevistas, começaram a chamá-los pelo seu nome verdadeiro. Mas eu penso que as pessoas, especialmente as pessoas brancas, passaram a entender que a linguagem do gueto é uma linguagem própria e como o partido – cuja maior parte dos membros são do gueto – busca falar com o povo, ele deve falar a linguagem do povo.

Você foi levado a julgamento na conspiração como resultado da repressão contínua do Prefeito Daley e das autoridades de Chicago sobre o partido dos Panteras Negras, que em dezembro resultou nas mortes de Fred Hampton e Mark Clark? Eles estavam com medo da crescente influência do partido no lado oeste de Chicago?

Definitivamente. Mas eu não localizaria somente esta tentativa conspiratória por parte da classe dominante avara e demagógica que se estende do regime de Nixon para baixo. Todos são parte e parcela desta tentativa de eliminar o partido. Quando vemos o que aconteceu com o irmão Fred Hampton e o irmão Mark Clark na batida policial antes do amanhecer. Quando vemos esse tipo de ação vemos o estalar do fascismo. Eles pensam que podem se safar com o que estão fazendo porque enganaram e iludiram o povo. Veja, quando eles acusam uma pessoa de um crime, a mídia de massas vai tender a desacreditar a pessoa completamente. Vemos isso acontecer nos casos envolvendo os Panteras em Connecticut e New York…e no caso do irmão Hilliard, a imprensa não entendeu a maneira como ele fala e a linguagem no gueto. Por exemplo, suas observações representavam uma crítica pesada a Nixon e à estrutura de poder que ele representa. A mídia extraiu suas observações do contexto e criou um clima de opinião pública pelo qual ele poderia ser acusado de ameaçar a vida do Presidente. Como resultado desse tipo de cobertura da mídia, os agentes da lei sentiram que o povo tinha sido suficientemente enganado para que pudessem atacar os Panteras.

Depois que eles tivessem efetivamente removido as lideranças eles poderiam avançar sobre as fileiras e filiados do Partido?

Exatamente.

Por que você pensa que esse tiro saiu pela culatra?

Eles não poderiam limpar o sangue das mãos rápido o suficiente. Eles fizeram coisas similares no passado. Muitos irmãos foram baleados e mortos. Antes, a imprensa publicava os relatórios policiais e ninguém seria capaz de saber o que realmente acontecera. Mas nesse caso era diferente. Cerca de 80.000 pessoas foram à casa onde Hampton foi baleado e morto e efetivamente viram os buracos de bala na parede. Essas pessoas viram em primeira mão a tática genocida.

No caso do ataque policial em Los Angeles, uma experiência educativa similar aconteceu, não?

Precisamente. Eu suponho que o que a polícia de LA esperava era conseguir uma batida de 10 a 15 minutos no início da manhã e atirar e matar quem eles quisessem e depois sair de lá mas o partido foi esperto e uma irmã no escritório fez uma ligação antes de que eles cortassem as linhas dizendo que precisávamos de pessoas e imprensa aqui, e eles vieram para a área do tiroteio. Então quando a versão da polícia saiu na imprensa as pessoas foram capazes de comparar essa versão com o que viram…

É significante que no caso de LA cerca de 300 a 500 policiais equipados com o armamento mais avançado levaram cinco horas para superar uma grupo de 14 homens e mulheres Panteras?

Este é um ponto importante. Você sabe que eles tinham um tanque preparado na cena. Isto é o fascismo – é tudo que isso é. Apesar dos relatórios policiais em sentido contrário, afirmando que eles bateram na porta e pediram aos irmãos para saírem, os irmãos estavam dormindo quando a polícia crivou o escritório com balas e quando eles quebraram a porta e entraram atirando e os irmãos não tiveram outra alternativa a não ser defender a si mesmos. Esta tática revela a verdadeira natureza das intenções da polícia: um, atirar e matar quantos Panteras for possível; dois, colocar o resto na cadeia em acusações falsas. Em outras palavras, os agentes da lei querem eliminar os Panteras. Eles não escondem sua tentativa conspiratória. No caso de LA estava nos jornais como [Governador Ronald] Reagan e [Chefe do FBI] Hoover estavam falando no telefone antes de que a batida policial mostrasse isso. Quando o Departamento de Justiça afirma que não tem intenção de eliminar os Panteras, sabemos que esta afirmação é falsa e sabemos que eles estão comprometidos com a repressão política.

Acerca do julgamento da conspiração de Chicago, o réu Rennie Davis disse que o mais importante tema dramatizado pelo julgamento foi o racismo, simbolizado por seu amordaçamento e acorrentamento. Como você vê isso?

Bem, é simbólico no sentido que o racismo judicial é tão velho quanto Dred Scott[1] e mostra que muito pouco mudou desde 1857 nas cortes. Por outro lado, meu acorrentamento e amordaçamento mostram que ninguém na América tem justiça. Quero dizer, os gatos brancos nesse julgamento foram tratados de maneira similar a que fui tratado. A mentalidade racista pode ser aplicada a outros povos que não os negros. Este é o ponto mais importante levantado pelo meu tratamento no julgamento. Quero dizer, o fato de que eles tinham oficiais negros no julgamento não parou o racismo do julgamento mesmo. O uso de oficiais negros foi uma tática diversionista por parte da corte. A corte poderia então afirmar, como fez, que a presença de agentes da lei negros na sala de audiências tornaram minhas reclamações de racismo inaplicáveis. Bem, eu digo que se um juiz negro fosse usar as mesmas táticas fascistas, racistas que Julius Hoffman, não teria agido de maneira diferente. Veja, uma coisa importante é entender que o sistema em si mesmo é branco.

É evidente ultimamente que houve uma mudança tática dos radicais acerca do sistema judicial. Antes, radicais, tanto brancos como negros, sentavam e permitiam que a corte procedesse de maneira “ordeira”. Agora os radicais decidiram transformar seus julgamentos em fóruns políticos para expor a natureza política da acusação e publicizar suas ideias políticas e estilos de vida. Por que esta mudança aconteceu?

Nós todos percebemos que o processo do sistema judicial americano, incluindo o procedimento de julgamento e a formação do júri, viola atualmente o direito constitucional de um julgamento justo por um júri composto por pares. Isto não para na sala de audiências. Veja o valor das fianças no caso dos 21 de Nova York, que resulta em detenção forçada. Eles têm que pagar U$100.000,00 cada, mas isto não pode ser atingido. Isto é uma violação explícita dos direitos constitucionais. No meu caso em Chicago, não foi permitido sequer me defender, e isto foi permitido na Alemanha nazista, em 1933, a um comunista búlgaro [Dimitroff] acusado de colocar fogo no Reichstag. Em LA recentemente, Panteras acusados de tentativa de assassinato no tiroteio de Watts levaram ratos que haviam recolhido em suas celas para a sala de audiências. Até mesmo as condições da cadeia violam direitos constitucionais. Na mesma cadeia, recentemente, um dos agentes penitenciários tentou espancar um irmão e os irmãos tiveram que se defender dos agentes, então pode-se ver que a inconstitucionalidade do sistema judicial se aplica a todos os níveis, incluindo o penitenciário. As pessoas que suportam a parte podre deste sistema agora estão mostrando uma vontade de se levantar contra ele e os julgamentos recentes apontam isso. Elas estão querendo definir um juiz racista como um fascista e um porco – isto é o que partido chama de porco, alguém que viola o direito constitucional de uma pessoa. Em qualquer caso o setor judicial do governo é a última área de apelo quando os direitos de uma pessoa forem violados por leis injustas e pela violência dos agentes da lei, então quando fosse está numa sala de audiências e descobre que o juiz mesmo é um fascista, neste ponto você não tem muita alternativa a não ser expor o racismo e fascismo dele e lutar pelos seus direitos constitucionais. Tudo que fiz em Chicago foi exercer meu direito legal de falar em minha própria defesa e recebi quatro anos na cadeia como resultado. Mas eu penso que a mais séria injustiça perpetrada pelo sistema de justiça na América é a impossibilidade de um homem negro de conseguir um júri de seus pares. No julgamento de Huey Newton havia um homem negro e ele estava acima dos 40 anos. Isto aconteceu numa cidade que é cerca de 50% negra. Huey havia sido estudante na faculdade. Por que ele não podia ter algumas pessoas jovens ou estudantes naquele júri?

 

O que você pensa da recente revelação do prefeito de Seattle de que autoridades federais tentaram influenciá-lo a atacar o quartel general dos Panteras naquela cidade?

Não é revelação. Nós temos falado de uma conspiração liderada pelo governo federal contra o partido por algum tempo. Em certo sentido, é uma revelação o fato de que um oficial de governo exponha a tentativa. Mas o homem nos comparou aos Minutemen[2] e não somos Minutemen. Não acreditamos em construir arsenais de armas. Se você for a um escritório dos panteras e encontrar 10 panteras você provavelmente descobriria que cada uma dessas pessoas tem uma arma para defesa pessoal somente. As regras do partido são bastante estritas sobre isso. Eu acho que é importante que esse oficial não tenha se entregue as táticas de Gestapo dos agentes da lei do governo federal, mas penso que essa concepção da atitude do partido sobre auto-defesa é errônea. Este é um erro típico: muitas pessoas se concentram no aspecto de auto-defesa do programa do partido e não olham outros programas que o partido apóia, como o café da manhã de graça para as crianças, polícia controlada pela comunidade, programas de vestuário gratuitos, mercados cooperativos, habitação cooperativa, com uma ênfase para unificar todos os trabalhadores em torno da jornada de trabalho de 30 horas semanais nesse país com o mesmo salário, o tema dos empregos para os pobres e oprimidos e o tema de quem controla dos meios de produção nesse país. Em outras palavras, mudança social drástica através do socialismo. Com isto em mente, é difícil nos acusar de sermos tipos como Minutemen.

O aspecto de auto-defesa do partido incomoda de fato muita gente neste país. Você poderia esclarecer a posição dos Panteras?

Primeiro de tudo, nenhum Pantera pode quebrar uma lei sobre armas a menos que sua vida esteja em perigo e o partido reconhece isso. Se ele o faz será expulso ou suspenso dependendo da seriedade da violação. O treinamento Pantera na área de auto-defesa inclui um estudo das leis sobre armas, sobre  uso seguro de armamento e há uma regra rígida segundo a qual nenhum membro do partido pode usar uma arma exceto em caso de ataque a sua vida – seja este ataque feito por um policial seja por qualquer outra pessoa. No caso de assédio policial o partido simplesmente imprimirá a imagem do policial assediador no jornal de maneira que este policial possa ser identificado como inimigo do povo… nenhum atentado contra sua vida será cometido.

Qual é a posição do partido dos panteras negras sobre o machismo (male chauvinism)?

A luta contra o machismo é uma luta de classes – isto é difícil das pessoas entenderem. Para entender o machismo deve-se entender sua interconexão com o racismo. O machismo está diretamente relacionado com a dominação masculina e é perpetrado como tal pela classe dominante da América. Quando falamos da liberação feminina não estamos falando tanto sobre igualdade biológica. Há uma diferença biológica básica entre machos e fêmeas assim como há ainda mais semelhanças biológicas impressionantes entre os sexos. Embora macho e fêmea difiram no aspecto da genitália, todos os seres humanos têm uma similaridade biológica essencial – dois braços, duas pernas e o que mais você tenha. Mas não é disso que estamos falando quando falamos de igualdade para as mulheres. Todas as pessoas falam, pensam, sentem e as relações humanas têm que ser determinadas nesta base, não numa base sexual. O mesmo vale para as diferenças raciais. A tradição puritana também tem muita relação com o machismo. O tabu sobre o sexo era absurdo em primeiro lugar porque três bilhões de pessoas chegaram nesta terra por esta via. Olhando para trás na história, é fácil ver que as mulheres receberam a parte pior do preconceito europeu contra o sexo. Como que o racismo está conectado com isso? Uma boa parte do racismo é o absurdo medo psicológico da parte das pessoas que pensam que o homem negro tem um pênis maior que o homem branco. Logo, a supremacia masculina através dos órgãos sexuais pode ser conectada com a supremacia racial alcançada através da noção das diferenças sexuais por raça. Nacionalistas culturais, como Ron Karenga, são machistas também. O que fazem é oprimir as mulheres negras. Seu racismo negro os conduz igualmente para teorias da dominação masculina. Portanto, racistas negros chegam as mesmas conclusões que racistas brancos com respeito a suas mulheres. O partido diz não a isso. Pessoalmente, eu não penso que as mulheres que querem a liberação querem pênis – elas só querem ser tratadas como seres humanos em bases iguais, assim como negras que reivindicam liberação para seu povo. Eldridge Cleaver falou sobre isso em “Alma no Gelo”. O Super-homem nunca tenta se relacionar com Lois Lane, nem tenta se relacionar com os oprimidos. Ao contrário, ele se relaciona com a violência superficial, jogando pessoas no meio do oceano, etc. O conceito que estou tentando estabelecer é a relação cruzada entre o machismo e outras formas de chauvinismo – incluindo o racismo. Em outras palavras, a ideia de dizer “mantenha a mulher no seu lugar” está a uma pequena distância de dizer “mantenha o negro em seu lugar”. Como Eldridge disse no seu livro, a mulher branca é um símbolo de liberdade nesse país. O homem branco pegou esta garota, a enfiou num pedestal e a chamou de estátua da liberdade e deu a ela uma tocha para segurar. Bem eu diria coloque uma metralhadora em sua outra mão.

Recentemente Jerry Rubim apontou que embora o juiz no processo da conspiração tenha reclamado da linguagem dos réus, a verdadeira obscenidade no caso foi a disposição da corte para usar a violência na sala de audiências para prevenir os réus de afirmarem seus direitos constitucionais.

Isto é típico. Mostra a preocupação do sistema com palavras ao invés da questão mais básica de como as pessoas se relacionam. Por exemplo, com palavras da classe popular, filho da puta (motherfucker) não necessariamente significa um tabu sexual. Pode ser usado cinco vezes numa frase de um irmão do gueto negro e cada vez terá uma conotação e um significado diferente. Em qualquer caso, pesquisas indicam que a origem do termo vem do estupro das mães de escravos pelos senhores de escravos. Então, vemos o conceito de tabu sendo relacionado de perto com o de racismo. Ao mesmo tempo, o partido vê a necessidade de parar de usar o termo apenas para que possamos conseguir que uma parte da população branca possa entender as metas do partido. Quando falamos de obscenidade na sala de audiências, penso que a coisa mais obscena é a recusa da classe dominante de se relacionar com as vidas, liberdade e busca da liberdade daqueles que culturalmente se recusam a seguir suas normas. Nós dizemos que os seres humanos têm o direito de viver e sobreviver. A obscenidade na sala de audiências de Chicago é violação dos direitos humanos e constitucionais.

Boa parte da mídia de massas está jogando com o aspecto circense do julgamento em Chicago e está tratando Hoffman como um caso excepcional em um sistema judicial que do contrário é justo e honrável. O que você pensa sobre isso?

Pessoas como Hoffman são a regra especialmente com respeito a membros de minorias. Murtagh, o juiz no caso dos 21 Panteras de New York, é um racista notório. Só agora pessoas como Murtagh e Hoffman estão sendo expostos pelo que são: racistas e fascistas.

Você espera alguma mudança na estrutura ou direção do partido dos panteras negras no futuro?

Nosso objetivo é a educação do povo. Não penso que cometeremos o mesmo erro que o Partido Comunista cometeu nos anos 1950, como resultado das medidas repressivas do governo naquela época. Você tem que lutar a batalha pelos povos oprimidos – brancos, pretos, vermelhos, marrons – onde quer que estejam. A formação de um Comitê Nacional para Combater o Fascismo pelo partido representa uma mudança, uma boa mudança, na qual cria-se uma organização em que movimentos podem se juntar e se unir para lutar contra o opressor. Em qualquer caso, eu não penso que haja qualquer maneira do partido parar de fazer o que está fazendo e não penso que ele passará por qualquer mudança de política significante no futuro próximo.

The Guardian, Fevereiro de 1970.

[1]    NT: referência ao caso Dred Scott decidido pela Suprema Corte dos Estados Unidos, no qual a corte negou reconhecimento da cidadania estadunidense a afro-descendentes e a consequente proteção da constituição, ainda que fossem libertos segundo as leis de alguns dos estados.

[2]    NT: Minutemen são milicianos civis que se armaram e se organizaram de maneira independente para lutar a guerra de independência dos estados unidos. Receberam este nome “homens-minuto” porque eram uma força armada com muita mobilidade, capaz de responder rapidamente a agressões sofridas pelas colônias. Esse tipo de infantaria “pequena e muito profissional” foi a inspiração para a organização da guarda nacional em 1916.

Tradução para o português brasileiro diretamente de edição na língua original (inglês), feita de forma voluntária pelo Coletivo Autonomista!. Texto retirado de The Black Panthers Speak. Haymarket Books, 2014.
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