The Black Panther: Corrigindo ideias equivocadas

Capitão Crutch)

 

Existem muitas ideias ruins no Partido Pantera Negra e no Exército Negro de Libertação que atrasam bastante a aplicação da ideologia correta do partido. Mas a não ser que essas ideias sejam integralmente corrigidas, o Exército Negro de Libertação não pode dar conta das tarefas atribuídas a ele pela grande luta revolucionária da América Negra. A fonte dessas ideias incorretas é que o partido é composto em grande parte de negros [niggers] das ruas de gueto ao lado de elementos negros pequeno-burgueses. Os líderes do partido, no entanto, não consegue conduzir uma luta harmônica e determinada contra essas ideias incorretas, educar (e reeducar) os membros na ideologia correta do partido – que é também uma causa importante da sua existência e do seu crescimento. E eu chamo os membros do partido a ajudar a eliminar as ideias equivocadas e os métodos incorretos integralmente.

  1. O ponto de vista puramente militar é altamente desenvolvido em um bom número de membros.
  2. Alguns membros do partido encaram as tarefas militares e a política como opostos e se recusam a reconhecer que as tarefas militares são apenas um meio de realizar as tarefas políticas.
  3. Eles não entendem que o Partido Pantera Negra é um corpo armado para a execução das tarefas políticas da revolução. Não devemos nos confinar a apenas lutar. Devemos também assumir tarefas importantes como fazer propaganda entre o povo, armar o povo, e ajudá-los a criar o poder revolucionário para o povo negro. Sem esses objetivos, a luta perde o sem sentido e o Partido Pantera Negra perde a razão de sua existência.
  4. Ao mesmo tempo, no trabalho de propaganda eles diminuem a importância dos grupos de propaganda. Eles também negligenciam a organização das massas. Portanto, tanto o trabalho organizacional quanto o de propaganda são abandonados.
  5. Eles se tornam pretensiosos quando se vence uma batalha e ficam desanimados quando se perde uma batalha.
  6. Departamentismo egoísta – eles pensam apenas no Partido Pantera Negra e não percebem que é uma tarefa importante do Exército Negro de Libertação armar as massas locais. Isso é um grupelhismo em forma aumentada.
  7. Incapazes de ver além de seu ambiente limitado no interior do Partido Pantera Negra. Declarações como “nós, os panteras de São Francisco”, “nós, os panteras de Nova York”, e etc. Eles tem que perceber que os panteras são todos um e o mesmo. Além disso, alguns panteras pensam que não existe nenhuma outra força revolucionária. Daí o seu extremo apego à ideia de conservar forças e evitar a ação. Isso é um resquício de oportunismo.
  8. Alguns panteras menosprezam as condições subjetivas e objetivas, sofrem da doença da impulsividade revolucionária; eles não se darão ao trabalho de fazer um trabalho minucioso e detalhado entre as massas. Eles não querem distribuir panfletos, vender jornais, etc. Essas coisas parecem pequenas, embora elas sejam muito importantes. Ainda assim, eles estão cheios de ilusões e só querem fazer coisas grandes. Isso é um resquício de putschismo.

 

As fontes desse ponto de vista exclusivamente militar são:

  1. Um baixo nível político.
  2. Uma mentalidade de mercenário.
  3. Confiança excessiva na fora militar e falta de confiança nas forças das massas do povo. Isso vem dos pontos anteriores.

Os métodos de correção são os seguintes:

  1. Subir o nível político no partido pela educação. Ao mesmo tempo, eliminar os resquícios do oportunismo e do putschismo e derrotar o departamentismo egoísta.
  2. Intensificar o treinamento políticos dos homens e oficiais. Selecionar trabalhadores e pessoas experientes na luta para se unirem ao partido; assim enfraquecendo organizativamente o até mesmo erradicando o ponto de vista exclusivamente militar.
  3. O partido deve ativamente se envolver e discutir o trabalho militar.
  4. Determinar regras e regulações no partido que definam claramente as tarefas e a relação entre seus aparelhos políticos e militares e a relação entre o partido e as massas do povo.

 

The Black Panther, 26 de outubro de 1968

 

Tradução para o português brasileiro diretamente de edição na língua original (inglês), feita de forma voluntária pelo Coletivo Autonomista!. Texto retirado de The Black Panthers Speak. Haymarket Books, 2014.
Você pode contribuir enviando e-mails indicando erros de tradução ou sugestões de melhoria para autonomistablog@gmail.com
Este e outros textos de tradução do Coletivo Autonomista! estão disponíveis em: https://autonomistablog.wordpress.com/

Todo conhecimento deve ser livre. Por isso, não há restrições à cópia e distribuição desse material. Compartilhe!

Deixe um comentário