The Black Panther: O Poder do Povo

O Partido Pantera Negra (ou qualquer força de liberação negra) não pode ter sucesso sem o apoio total do povo. Todo o poder vem do povo. Mas é normal escutar que um determinado setor da população em geral tem todo o poder porque ele tem a maior concentração de dinheiro e armas. Isso não é verdade. Sem o povo, tanto o dinheiro quanto as armas são inúteis. As armas só são fonte de poder se elas estão submetidas à vontade do povo. Se um grupo de dez homens tivesse a única bomba atômica que existisse, o seu poder ainda seria limitado pelo seu número. Eles não poderia forçar o resto do mundo a pagar tributo para eles simplesmente porque eles a posse de uma arma destrutiva não torna o homem invencível. O homem sempre está sujeito à derrota.

O povo do mundo não iria se submeter a um grupo de dez homens. O povo fingiria submissão, e então destruiria esses dez homens na primeira oportunidade.

O exemplo dos dez homens que têm uma bomba atômica é uma pura conjectura, ainda que a mesma situação possa ser reduzida a um homem apontando uma pistola para dez homens. O homem com a arma tem apenas o poder de destruir, mas não o poder de controlar. Os dez homens desarmados poderia vencer esse único homem e tomar a sua arma. Alguns dos homens desarmados podem morrer na tentativa, mas a morte de alguns sempre é o preço da liberdade de todos.

O dinheiro também exige pessoas para ter poder. Se as pessoas se recusassem a aceitar o dinheiro de um país como pagamento por bens e serviços, esse país teria que depender do trabalho do seu povo como a sua única fonte de riqueza e poder. Uma situação dessas pode ser comparada a viajar pela América com um talão de cheques, mas nenhum dinheiro. Se ninguém aceita os seus cheques, todo o dinheiro que você tem no banco seria inútil.

O povo são a fonte de poder no fim das contas. Vamos nos unir e dar mais poder aos Panteras Negras, para que os Panteras liberem todo o poder para “o povo”.

 

The Black Panther, 26 de outubro de 1968

Tradução para o português brasileiro diretamente de edição na língua original (inglês), feita de forma voluntária pelo Coletivo Autonomista!. Texto retirado de The Black Panthers Speak. Haymarket Books, 2014.
Você pode contribuir enviando e-mails indicando erros de tradução ou sugestões de melhoria para autonomistablog@gmail.com
Este e outros textos de tradução do Coletivo Autonomista! estão disponíveis em: https://autonomistablog.wordpress.com/

Todo conhecimento deve ser livre. Por isso, não há restrições à cópia e distribuição desse material. Compartilhe!

Deixe um comentário